Pular para o conteúdo

Carrinho

Seu carrinho está vazio

Artigo: A verdadeira intimidade no namoro santo

namoro santo
namoro santo

A verdadeira intimidade no namoro santo

O mundo vive cada vez mais relações superficiais e passageiras, sem verdadeira intimidade e um namoro santo, onde se vive a castidade, parece não caber no mundo atual. Acontece que Deus não muda e seus mandamentos são tão vivos e relevantes hoje como eram há dois mil anos atrás, sua lei é perfeita e o único caminho para a verdadeira felicidade.

São João, o discípulo amado

Com o Dia dos Namorados se aproximando, queremos trazer uma importante reflexão sobre a intimidade de São João e Jesus Cristo e como isso pode ajudar os casais de namorados a viver um namoro santo, conforme a vontade de Deus.

São João Evangelista é conhecido como o discípulo amado e refere-se a si mesmo desse modo em seu próprio evangelho. Isso mostra que ele sabia que Jesus o amava de forma mais íntima, não por presunção ou soberba, mas porque conhecia o coração de Jesus. Possuía com Cristo uma intimidade verdadeira que é transmitida por seu próprio Evangelho. Dos quatro evangelistas, São João é o mais profundo e o que trata das coisas do coração além de pôr em evidência os traços humanos e divinos de Jesus. Por tudo isso, vê-se que João conhecia profundamente seu mestre e quando se referia a Cristo sabia bem de quem estava falando. 

João conta em seu evangelho que na última ceia ele reclinou sua cabeça no peito de Jesus - in sinu Iesu - e isso mostra não apenas que havia uma forte amizade entre o discípulo e seu mestre, mas também que, quando São João reclina sua cabeça no peito de Cristo, consegue ouvir o Sagrado Coração de Jesus que tanto nos amou. Ele ouviu de perto como aquele coração batia por amor a nós e teve uma grande experiência de intimidade com o Senhor.

O caminho para a intimidade de um namoro santo

Da mesma forma, em um namoro santo e casto, vivido segundo a vontade de Deus, a intimidade dos namorados vem justamente de conhecer o coração do outro. O mundo está cada vez mais sexualizado e parece quase que normal namorados terem uma intimidade que é própria somente daqueles que são casados. Ocorre que a lei de Deus é eterna e não se atualiza, pois seu plano é o mesmo desde sempre para seus filhos. Se os casais de namorados se empenhassem verdadeiramente em conhecer o coração do amado e cultivar a intimidade que é própria de seu estado de vida, descobririam muito mais sobre o outro e teriam bem mais intimidade, se sentiriam mais amados e teriam a certeza de estar trilhando um caminho para um santo matrimônio.

O caminho para saber que se é realmente amado, como São João sabia que era amado por Jesus, é conhecer o coração do outro, cultivar a intimidade verdadeira, que se dá não pelo conhecimento dos corpos, mas das almas. Aquele que conhece o coração de seu namorado sabe que é amado e não tem problemas em viver um namoro santo, pois sabe que o que tem para dar é muito mais valioso do que o prazer sexual, que é próprio daqueles que já estão prontos para formar uma família. A castidade não é oposta à intimidade, pelo contrário, um namoro santo é o único caminho para um relacionamento verdadeiramente íntimo.

Read more

Santo Antônio, o Santo Casamenteiro.

Santo Antônio, o Santo Casamenteiro.

Santo Antônio é considerado padroeiro daqueles que desejam se casar, daí o apelido de “casamenteiro” e vamos contar aqui alguns importantes episódios que o fizeram merecer essa fama.

Ver mais
São José segurando Menino Jesus no colo
Dia dos Pais

São José: A paternidade que se traduz em atos de amor

No segundo domingo de agosto comemoramos no Brasil o dia dos pais e não há como passarmos por esta data sem lembrarmos-nos do nosso maior exemplo de paternidade, São José.

Ver mais